sexta-feira, outubro 27, 2017

PEC – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

26/10/2017
LOCAL: SEDE DA EQUIPE ENDOSESSÃOÚNICA
TEMÁRIO: USO DE ANTIBIÓTICOS NA ENDODONTIA E CRITÉRIOS DE SUCESSO


1. Inicialmente, foi apresentado uma introdução relembrando as características da cavidade pulpar e a importância de seu selamento através de uma efetiva obturação e de uma correta blindagem da câmara coronária.
2. Houve uma apresentação com o panorama mundial do uso abusivo e sem critério dos antibióticos sistêmicos na clínica odontológica por Guilherme Rodrigues. 
3. Discussão sobre quando o antibiótico sistêmico realmente é necessário e de quando sua utilização poderia ser evitada.
4. Importância de saber qual medicamento está sendo utilizado, para qual finalidade, seus reais efeitos sobre a doença e seus possíveis efeitos colaterais.
5. Foi discutido a endodontia sob o aspecto “critérios de sucesso”, sob orientação de Marko Nishioka. É um assunto muito amplo, complexo, com vários pontos de vista, onde ainda hoje não é estabelecido o que é sucesso e o que é insucesso.
6. Os critérios de avaliação quanto ao sucesso podem ser clínicos (sinais e sintomas), microscópicos (histopatológicos - histomicrobiológicos) imaginológicos (radiográficos e tomográficos)
7. Houve discussão com foco na tomografia e sua real importância, tanto no planejamento clínico, quanto nas proservações dos casos clínicos.
8. Após os debates, o prof. Alex Otani, membro e representante do INTERNATIONAL COLLEGE OF DENTISTS concedeu entrega do certificado de homenagem à Carla Zillig Matias que foi reconhecida como FELLOW OF THE INTERNATIONAL COLLEGE OF DENTISTS.

VAMOS NOS ENCONTRAR NO SBENDO 2017?