quinta-feira, outubro 19, 2017

-Aluna do curso de especialização da FAOA - Faculdade de Odontologia da APCD - PERGUNTA : Paciente relatou que fez uma tratamento Endo há mais ou menos 2 anos atrás. Agora apresenta dor e pontadas no dente. Com principio de inchaço no rosto. Disse tbm que quando finalizou o canal demorou um tempo parar restaurar (ficou um tempo com o cotozol). Essa foi a radiografia que me mandou.( Não ajudou muito) Aguardando a paciente para tirar uma nova.
-Ruy Hizatugu - RESPOSTA : Faça assim:
1. Tire uma nova radiografia.
2. Anestesia.
3. Remova cuidadosamente as obturações. Todas.
4. Faça uma cuidadosa reintrumentacão. Simples e cuidadosa
5. Seque os canais e transpasse o forame apical com uma lima manual, cuidadosamente até obter hemorragia.
Hemorragia é a chave do êxito do problema apresentado. É fundamental. A biologia celular e molecular explica . É fácil entender. Depois alguém explica.
6. Seque os canais com cones de papel.
Quase sempre seca. Se não secar não obture. A biologia explica claramente.
7. Se secar, prove os cones de guta percha. Precisam ser travados 1 a 1.5 mm. do forame apical.
A prova é realizada com radiografias. Não tenha pressa.
8. Obture com o cimento endodôntico de sua preferência. Pouco importa o cimento, o cone, a lima, os complementos, as perfumarias. Importante mesmo é limpar bem. Obturar bem. Selar bem.  A clínica real, verdadeira é aquela praticada com o paciente na cadeira do dentista, com suas complexidades, suas neuras e inúmeros problemas. A clínica é soberana. Mas ele é e deve ser ouvido e respeitado. Ele é o proprietário
9. Se tiver pus, edema, flutuação, faça uma fístula artificial. Basta penetrar/atravessar via mucosa até atingir o sítio da inflamação com uma ponta exploradora afiada. Penetre até sangrar. Não precisa incisão nem suturar.
Medicação: Evitar antibiótico sempre que possível. Usar somente em casos muito especiais sob orientação médica, de acordo com as orientações de Guilherme Rodrigues postadas no FBE.  Prescrever Decadron 4 mg. 1 antes. Analgésico - se necessãrio -
Doril. "Tomou Doril a dor sumiu."
A resposta acima dirigida à nossa aluna poderá ser contestada, criticada, e comentada neste blog e whatsApp. Todo comentário será bem vindo porque o objetivo é compartilhar informações.  

"INFORMAÇÃO NÃO É CONHECIMENTO. CONHECIMENTO NÃO É SABEDORIA".