terça-feira, abril 17, 2007

FORAME

Caro Alex....foramen; plural foramina or foramens: small opening, perforation, or orifice. foraminal: adj.
apical foramen n.: the opening of the pulp canal in the root of the tooth
apical adj.: relating to, or situated at an apex
Fonte: Merriam Webster`s Medical Desk Dictionary - MERRIAN-WEBSTER, INCORPORATED, Publishers
Springfield, Massachusetts, U.S.A.

Após a nossa discussão de ontem, após o intervalo de meu paciente, eu consultei o "by the book" e posso adiantar que o forame apical é uma abertura localizada no final da raiz, em dentes normais, dentes com reabsorção radicular ou dentes com rizogênese incompleta. O Prof. Cavanha da patologia da Univ. Federal de Curitiba afirmou certa vêz que as questões semânticas não devem ser consideradas muito importantes na ciência, porque há uma grande diferença no uso do vocabulário. Acredito ser muito razoável aceitar diferentes vocábulos, em se tratando de ciências biológicas. O Prof. Zerlotti, titular de histologia da Univ. de Illinois me confessou em sua sala de microscopia, durante a minha residência na década de sessenta, que ele tinha abandonado a endodontia definitivamente porque ela era muito preocupada com a "bullshit" de 2 milímetros do final do dente ao invés de preocupar com coisas mais importantes para a saúde do homem.
Quanto ao grau de alargamento apical há duas correntes com pensamentos diferentes, porém convergentes: uma que preconiza maior ampliação apical e outra que preconiza deixar o forame o mais estreito e prático possível ( Schilder ) Aí eu acho que devemos aceitar todas as opções, porque existe a idéia do batente apical, limite de trabalho ( se no forame ou na constrição ) dentes classe I,II, III, classificação de Schneider ou Schneider modificada por De Deus etc. etc... Eu faço o seguinte: em casos de classe III, curvatura acima de 40 graus e penetração de lima # 08- #10 com dificuldade, eu prefiro instrumentar o forame no máximo até #17 ou #20, sempre passando do forame (abertura do canal para o ligamento periodontal em qualquer situação, com reabsorção radicular ou não) para evitar o seu transporte. Todavia eu respeito muito a opinião dos colegas que no caso, instrumentam até #40 porque eles produzem o batente apical, o que é muito compreensível e coerente. Ainda não sei se aumentando a instrumentação aumentará o índice de sucesso e também ainda não ficou claro se melhora a desinfecção e se isto é importante no caso de obturação de boa qualidade técnica. Vamos continuar discutindo a "merda" do milímetro apical porque Cavanha e Zerlotti já faleceram e eles estão pouco preocupados... estão em outra dimensão, com certeza curtinho o ócio criativo do De Masi, coisa que ainda não aprendemos a praticar com frequência., infelizmente com exceção do Prof. Tauby Coutinho da UERJ.
Peço licença para encaminhar este e-mail para profissionais qualificados que eu considero os melhores do Brasil e vou pedir a eles que mandem suas opiniões.
Atenção Professores e colegas, mandem suas opiniões e comentários(clicando em "coments") para que possamos exibir a discussão no blog.

Abraços do Ruy.