quarta-feira, abril 25, 2007

ENDODONTIA EM SESSÃO ÚNICA



CONTRA


A LITERATURA ENDODÔNTICA, PUBLICADA NOS ÚLTIMOS ANOS NOS EUA, OFERECE EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS SOBRE A IMPOSSIBILIDADE DE SE COMBATER A INFECÇÃO ENDODÔNTICA DE TODO O SISTEMA DE CANAIS RADICULARES INCLUINDO A INFECÇÃO EXTRA-RADICULAR, BIOFILME BACTERIANO APICAL, OBSERVADOS NOS CANAIS RADICULARES DE DENTES COM NECROSE PULPAR E NÍTIDA LESÃO PERIAPICAL(NECROPULPECTOMIA II), QUANDO O TRATAMENTO É REALIZADO NUMA ÚNICA SESSÃO, SENDO PROPOSTO PARA COMBATER ESSA INFECÇÃO O USO DE UM CURATIVO DE DEMORA ENTRE SESSÕES À BASE DE HIDRÓXIDO DE CÁLCIO.
PESQUISAS OBTIDAS POR MEIO DE ESTUDOS LONGITUDINAIS, MOSTRAM CASOS DE TRATAMENTOS REALIZADOS NO MUNDO TODO EM QUE AS PORCENTAGENS DE SUCESSO SÃO PREOCUPANTES, SENDO ENCONTRADO NA NECROPULPECTOMIA II, 70% E, NOS RETRATAMENTOS, 67,5%.
ENTRE OS CLÍNICOS, A SITUAÇÃO É MUITO MAIS GRAVE, OBSERVANDO-SE APENAS 66,38% DE SUCESSO E 40,01% DE MANUTENÇÃO OU OCORRÊNCIA DE LESÃO PERIAPICAL CRÔNICA.
DADOS PREOCUPANTES, POIS FRACASSO APÓS TRATAMENTO ENDODÔNTICO É PRATICAMENTE SINÔNIMO DE LESÃO PERIAPICAL CRÔNICA E ESTA, EM RELAÇÃO A REPERCUSSÕES SITÊMICAS NA SAÚDE GERAL DO PACIENTE, DEIXOU DE SER MITO, TRANSFORMANDO-SE EM TRISTE REALIDADE.


Prof. Dr. Mario Roberto Leonardo
Professor Visitante da faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP
Professor Titular Aposentado da Disciplina de endodontia do Departamento de Odontologia Restauradora da faculdade de Araraquara – UNESP



A FAVOR


BIOLOGICAMENTE, TODO TRATAMENTO ENDODÔNTICO DE DENTES COM INFECÇÃO E LESÃO PERIAPICAL SUGERIDAS RADIOGRAFICAMENTE, PODE SER EXECUTADO EM SESSÃO ÚNICA, DUAS SESSÕES E EM MÚLTIPLAS SESSÕES. O NÚMERO DE SESSÕES DEPENDE DA HABILIDADE PROFISSIONAL, TEMPO DISPONÍVEL E DIFICULDADES TÉCNICAS ENCONTRADAS. O TRATAMENTO EM SESSÃO ÚNICA NÃO É OBJETIVO, O TRATAMENTO EM SESSÃO ÚNICA É CONSEQUÊNCIA, DO APRIMORAMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO, DA VIVÊNCIA CLÍNICA E DA EXCELÊNCIA. OS PARADIGMAS DA ENDODONTIA CONTEMPORÂNEA ESTÃO BASEADOS EM TRÊS PILARES:
1. DOMÍNIO DA ANATOMIA
2. CONTROLE DA INFECÇÃO
3. BLINDAGEM DENTAL
O DOMÍNIO DA ANATOMIA DEPENDE DO DOMÍNIO DA “ANATOMIA MACROSCÓPICA” E DA “ANATOMIA MICROSCÓPICA”. O CONTROLE DA INFECÇÃO DEPENDE DO CONTROLE DO BIOFILME MICROBIANO. NA PATOLOGIA PULPAR, PERIAPICAL E PERIODONTAL, O ATOR PRINCIPAL É O BIOFILME BACTERIANO E OS ATORES SECUNDÁRIOS SÃO AS CÉLULAS E MOLÉCULAS DO SISTEMA DE DEFESA DO HOSPEDEIRO. A BLINDAGEM DO DENTE TRATADO É OBTIDA PELOS SISTEMAS ADESIVOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO ASSOCIADOS A RESINA COMPOSTA, QUE IMPEDE A RECONTAMINAÇÃO DO CANAL, TÚBULOS DENTINÁRIOS E RAMIFICAÇÕES. ALÉM DISSO, AUMENTA A LONGEVIDADE E MELHORA A ESTÉTICA DO DENTE TRATADO ENDODONTICAMENTE. A ESTÉTICA E A SAÚDE PERIODONTAL SÃO ÁREAS EXCLUSIVAS DO CLÍNICO QUE INDICOU O PACIENTE PARA O TRATAMENTO ENDODÔNTICO ESPECIALIZADO.

Prof. Dr. Ruy Hizatugu
Cirurgião-dentista
Especialista em Endodontia – FOP-UNICAMP
Especialista em Biologia Celular e Histologia – UNIFESP
Livre-Docente em Endodontia
UNIVERSIDADE GAMA FILHO

EXTRAIDO DO ABO-NEWS MARÇO-ABRIL 2007