quinta-feira, março 27, 2008

CASO CLÍNICO - HENRIQUE BASSI

CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA A SUA AMPLIAÇÃO

RELATO DO CASO

Paciente sexo feminino
idade 40 anos
diagnóstico : abcesso crônico com presença de fístula
controle de 5 meses
Tratamento : sessão única

Observação: Tratamento em sessão única, em quase sua totalidade, não constitue problema de ordem biológica e sim de ordem técnica. O sucesso de qualquer tratamento endodôntico passa pela conscientização do profissional em entender os reais motivos que levam ao insucesso do tratamento, seja ele realizado em sessão única, duas sessões ou multiplas sessões. Desta forma, dogmas antigos podem ser repaginados se verificamos que centenas de milhares de casos realizados ao longo de décadas, considerados de forma pouco ortodoxa apresentam sucesso , jogando por água abaixo muitas teorias conservadoras.

Comentário de Ruy Hizatugu:

1. O papel do preparo apical (size) no tratamento de canal radicular é assunto controvertido.
2. O limite apical de instrumentação é assunto aberto à discussão: Forame apical ou Constrição apical.
3. Autores afirmam que quanto maior o alargamento apical, maior a diminuição do número de células bacterianas, em contrapartida, outros alegam o contrário. Estes últimos são partidários da idéia de Schilder.
4. Sjogren et al. afirmam que a instrumentação com lima #40 diminue melhor o número de bactérias do que limas de menor calibre. Por outro lado, Yared & Dagher revelaram que limas #25 foram tão eficiente quanto limas #40 na redução de microrganismos residuais.

5. Buchanan aconselha mínimo preparo apical (e.g. #20 or #25) para canais mesiais e vestibulares de molares para prevenir acidentes iatrogênicos durante a limpeza e modelagem, incluindo o transporte do forame apical.
6. O bom senso é uma medida racional de controle das controvérsias sobre o preparo apical.

Referências:
Todas as referências estão contidas no trabalho:
THE ROLE OF APICAL INSTRUMENTATION IN ROOT CANAL TREATMENT: A REVIEW OF THE LITERATURE
Dean Baugh, DDS, and James Wallace DDS, MDS, MSD, Ms
Joe - Vol. 31, n° 5, May 2005