quinta-feira, fevereiro 01, 2007

FÓRUM DE ESPECIALIDADE - 25º CIOSP

Dr. Ruy Hizatugu,
Sua falta foi sentida tanto pelos palestrantes quanto pelos congressistas.
Estimo-lhe saúde e pronto restabelecimento.
O Fórum foi gratificante, como pode ser constatado pelo Dr. Celso e outros colegas presentes.
Com alegria vimos Dr. Carlos Estrela motivado e Dr. Mario Leonardo concordando a necessidade de repensar a Odontologia dos últimos vinte anos e juntamente com o Dr. José Luiz Lage Marques entrarem em concordância pela busca do sucesso(excelência) do tratamento endodôntico,respeitando não só á Biologia, como a Microbiologia. Sempre observando o respeito e amizade na caminhada para elaboração da Odontologia como Ciência e Arte.
Mais uma vez saúde e muito trabalho.
De Neudice e família.

Querida amiga e colega Neudice. Muitíssimo obrigado pelas suas palavras de incentivo e amizade. Eu sentí muito não poder participar do forum e desfrutar da convivência e sabedoria de meus colegas, Prof. Carlos Estrela, Prof. Mário Roberto Leonardo e José Luiz Lage Marques, expoentes da Endodontia Brasileira. Também fiquei sabendo do empenho dos palestrantes em repensar e refletir sobre a endodontia dos últimos vinte anos e procurar respaldo na Biologia celular e molecular e Microbiologia para a excelência de resultados clínicos e histológicos.
Gostei muito quando você fala do respeito e amizade demonstrado pelos ministradores no trato de questões controvertidas da terapia endodôntica, particularmente em relação ao uso de medicação intracanal ( Hidróxido de Cálcio ) entre sessões nos casos de dentes com infecção e patologia periapical.
O meu artigo de cabeceira foi escrito pelo R. Holland e colaboradores, incluindo J. Ingle e Equipe da UCLA em 1983 e publicado no Oral Surgery. O estudo que eu tive a oportunidade de acompanhar, durou cerca de três anos e envolveu lesões periapicais induzidas em dentes de cães e de macacos. Utilizou-se medicação intracanal de longo prazo com H. de Cálcio, período de 3-10 mêses. Os resultados histológicos revelaram o alto índice de reparação com formação de neocemento na região periapical e poucas células inflamatórias. O estudo revolucionou a endodontia da época e até hoje encontra seguidores da idéia. Prova disso, eu participei de um forum de debate em Belo Horizonte recentemente, onde o Prof. C. Bóveda mostrou casos maravilhosos de reparação usando Hidróxido de Cálcio por 10 a 12 mêses e obturou os canais somente após a reparação sugerida pelas radiografias. Conheço casos idênticos do Prof. G. Debelian da Noruega com resultados fantásticos.
Bystrom e Sundqvist e Bystrom e outros, publicaram uma série de 5 estudos 1982, 83, 85, 85 e 87 onde eles concluiram que deixando o canal vazio após completo preparo químico mecânico, ocorre o restabelecimento da flora microbiana endodôntica no período de 2 a 3 dias. Por causa disso os autores recomendaram o uso de medicação intracanal com Hidróxido de Cálcio e contraindicaram o tratamento em sessão única. Houve um grande equívoco de interpretação de resultados porque o tratamento em sessão única não deixa o canal vazio, e sim o canal preenchido tridimensionalmente com cimento e guta percha o que é fundamental para o êxito do tratamento. Também no estudo de Holland de 1983, referido anteriormente, os formadores de opinião da época interpretaram os resultados contemplando a medicação intracanal como fator decisivo no sucesso e contraindicando a sessão única. Bastava comparar os dentes obturados após 1 ano com H. de Cálcio e dentes obturados imediatamente, sem nenhuma medicação. Todavia, este não foi o objetivo dos autores, apenas a interpretação de profissionais do ensino é que foi equivocada, causando enorme prejuizo à verdade científica na época.
Episódios desta natureza ocorrem com muita freqüência. Neudice, eu peço licença para chamar a sua atenção para o fato da importância da interpretação de estudos publicados na literatura e do real valor desses estudos. Após 49 anos de exercício em endodontia exclusivamente, eu fico preocupado em ver nossa especialidade tão importante para a odontologia estar dividida em duas correntes de opinião, embora este fato não seja indesejável: uma de profissionais orientados no uso de medicação intracanal e outra praticando obturação imediata. Desejável será um debate para se discutir alguns dos temas polêmicos para melhor esclarecimento. Lembrando que o Fórum de debate é o local onde professores e alunos aprendem, não é o local para exibição de conhecimento. Considerando meu recente impedimento de participar do ultimo fórum, ficarei muito satisfeito em participar de um novo debate, portanto, ponho-me a disposição para uma nova reunião, tanto em Goiânia, como Araraquara ou em outro local de livre escolha.

Dra. Neudice, peço-lhe permissão para encaminhar este “post” ao Prof. Estrela, ao Prof. Leonardo, Prof. Lage-Marques e Prof. Cardoso, como também à Comissão Científica do 25º CIOSP, através de sua coordenadora Dra. Mary Caroline Skelton Macedo, ao DeCoFe, na pessoa do Dr. Salvador Nunes Gentil e ao Presidente Prof. Raphael Baldacci Filho.
Envio um abraço com muita estima e amizade.
Ruy Hizatugu.
Como fazer um comentário:
1. clique no "comments"
2. escreva o comentário
3. clique em "outro"
4. coloque seu nome
5. clique no: "Publicar seu Comentário".