domingo, agosto 20, 2006

INFECÇÃO E DOENÇA

Infecção, segundo Doerr, é a implantação, crescimento e multiplicação de seres inferiores no organismo de hospedeiros altamente organizados.
Infecção, segundo Siqueira Jr., é a invasão e a multiplicação de um microrganismo em um tecido, podendo ou não causar doença.
Doença infecciosa, é a manifestação de sinais e sintomas resultantes de um dano tecidual gerado durante o curso de uma infecção.
A presença de bactérias em um tecido (infecção) não implica o desenvolvimento doença específica ou inespecífica. Esta, depende do número de bactérias, virulência das cepas, duração da agressão e resistência do hospedeiro ( Siqueira Jr. 1997 ) .
Na endoscospia digestiva alta examina-se o esôfago, estômago e bulbo intestinal para verificar a presença de hérnia, erosão, úlcera, neoplasia e teste de urease para pesquisa específica de Helicobacter pylori, causador de gastrite. O Prof. Paulo Correa afirmou (comunicação pessoal) que, cerca de 80% dos pacientes submetidos ao exame, apresentam a presença do H. pylori. Todavia raramente apresentam a doença. O exame é positivo para a bactéria e negativo para a doença. Este conhecimento pode ser extrapolado para outras regiões do hospedeiro, incluindo a boca e canal radicular onde a simples presença de microrganismos nem sempre induz e perpetua uma doença pulpar e perirradicular.
Nair et al. em 2005, examinando raizes mesiais de molares inferiores com lesões periapicais, com a ajuda da microscopia de luz e microscopia eletrônica de transmissão, revelaram a presença de microrganismos organizados em biofilme em istmos, canais laterais, colaterais, deltas apicais e em inúmeras ramificações. Nem o preparo químico cirúrgico, nem o sistema imunoinflamatório, nem qualquer medicação intracanal é competente para atingir e eliminar biofilmes nesses locais de difícil acesso. O recomendável é executar um rigoroso preparo químico cirúrgico, uma boa obturação tridimencional do sistema de canais radiculares e selamento permanente da cavidade de acesso.
Por favor, em benefício da ciência, faça comentários clicando em comments, lembrando sempre de "celebrar as diferenças".

Para fazer um comentário:

1. clique no "comments"
2. escreva o comentário
3. escolha uma identidade-clique "outro"
4.coloque seu nome
5. clique no: Publicar seu Comentário.