quarta-feira, agosto 02, 2006

EDITORIAL

Larz S.W.Spangberg, editor de Endodontia da Oral Surgery. Oral Medicine. Oral Pathology. escreveu em seu editorial de junho de 2001 sob o título "Evidence-Based Endodontics: The One Visit Endodontics Idea" O autor faz pesadas críticas aos apologistas da endodontia em sessão única levando em conta os conceitos de Endodontia baseada em evidências."A pesquisa e a prática clínica tem demonstrado que não há diferença com respeito ao sucesso quando canais radiculares são completados em uma visita ou múltiplas visitas" Isto não é, segundo o autor do editorial, endodontia baseada em evidências, é endodontia baseada em ignorância. Ainda diz o autor, a medicação intracanal é necessária para uma completa desinfecção; portanto, por causa de razões biológicas, não técnicas, dentes com patologia pulpar e periapical requer mais de uma sessão de tratamento; por causa da diferença entre polpa necrosada com ou sem radioluscência detectável é somente temporal, todos os casos devem ser considerados infectados. É hora de nos unirmos, se formos sérios, sobre a prática baseada em evidências.
Posteriormente na mesma revista, o Prof. José de Freitas Siqueira Jr. fez comentário sobre o editorial acima citado, que causou grande constrangimento entre colegas brasileiros quando ele diz " Eu lí o editorial do Dr. Larz Spangberg no "Triple O" ( june 2001 issue) somente ontem, mas com considerável interesse e entusiasmo. Ele foi excelente, consciencioso e perfeito. É realmente desapontador e frustrante ver que os princípios biológicos da endodontia estão sendo subestimados devido a fascinação exercida pelas técnicas mecânicas. Os auto-chamados "GURUS" têm comportamentos carismáticos. Eu suspeito que mais de 90% a 95% dos trabalhos publicados em revistas são relacionados com temas mecânicos e os gurus anti-científicos estão ganhando espaço nas revistas".
À luz da verdade, devo esclarecer que o Prof. Siqueira é um dos mais respeitados cientistas da atualidade, com renome internacional. Todos os nossos colegas que se melindraram com seu comentário podem ficar tranquilos porque os "GURUS" da endodontia são aqueles profissionais formadores de opinião que com interesses comerciais, patrocinados por grandes empresas americanas e européias se apresentam nos congressos internacionais e em revistas especializadas, algumas delas de valor científico duvidoso. Eu, particularmente, respeito muito as opiniões do Prof. Siqueira, embora não concorde com o editorial do Prof. Spangberg, porque no meu ponto de vista, não existe diferença significante entre tratamento realizado em uma, duas ou múltiplas sessões, nem quanto à dor pós-operatória, nem quanto ao índice de sucesso. O tratamento em sessão única não é o objetivo, o tratamento em sessão única é consequência do conhecimento, habilidade técnica e experiência profissional.
A sessão única é uma proposta de tratamento desenvolvida através dos anos, com o controle de um número elevado de casos. Acreditamos sempre no bom senso clínico de nossos colegas ao praticarem a técnica, pois ela traz enormes benefícios aos nossos pacientes, razão da verdadeira endodontia baseada em evidências.
Nota: deixe seu comentário clicando em "comments" lembrando sempre que a ciência cresce ao "celebrar as diferenças". Muitíssimo obrigado

Para fazer um comentário:

1. clique no "comments"
2. escreva o comentário
3. escolha uma identidade-clique "outro"
4.coloque seu nome
5. clique no: Publicar seu Comentário.