terça-feira, março 07, 2017

PARA REFLEXÃO E DISCUSSÃO


O Choosing Wisely é uma campanha iniciada em 2012, pelo American Board of Internal Medicine, nos EUA, que visa evitar o uso excessivo de condutas clínicas de baixo valor clínico, porém que são amplamente utilizadas. Isso significa que eu vou pensar mais no meu paciente, ou no desfecho dele, antes de adotar uma conduta sem realmente pensar se trará um benefício. O Choosing Wisely começou nos EUA, foi para o Canadá e agora está se disseminando em diferentes países.
O Choosing Wisely (escolher inteligentemente) é uma reflexão a respeito do paradigma do “less is more” (menos é mais), ou do paradigma da mentalidade do médico e dentista  ativo, ou seja, o profisional que
 se sente mais poderoso quanto mais faz pelo seu paciente. O grande problema é que, às vezes, fazer muito pelo seu paciente não necessariamente é fazer o melhor por ele.


A decisão deve ser racionalizada. Fazer muito naquelas situações que exijam que se faça muito. Fazer pouco quando não se precisa de um exagero de condutas. Devemos ter um pensamento de querer beneficiar o paciente e não prejudicá-lo. Essa análise vale para tanto para diagnósticos quanto para terapias. Esse é o pensamento profissional. Esse é o pensamento da Odontologia Baseada em Evidências.