Comentário 1. Professora Dra. Patrícia H. P. Ferrari Realizou uma abordagem sobre a infecção endodôntica diretamente relacionada a clínica diária de endodontia.
Comentário 2. Professor Dr. Rodrigo Sanches Cunha
O Professor Dr. Rodrigo Sanches Cunha da São Leopoldo Mancid Campinas discorreu sobre o preparo químico mecânico do sistema de canais radiculares e desinfecção.
Relatou através da discussão de casos clínicos uma terapêutica clínica baseada em evidências científicas.
Comentário 3. Professor Dr. Rodrigo Rodrigues Amaral
O Professor Dr. Rodrigo Rodrigues Amaral da PUC - MG e prof. do curso de especialização da ABO - MG discorreu sobre a utilização da terapia fotodinâmica na endodontia. Após completa limpeza e modelagem (PQM), antes da obturação do canal é recomendável o uso da PDT (Photo-Dinamic Therapy) como medida auxiliar na diminuição do número de células bacterianas.
A clássica observação de Theobald Smith em 1934, P = (N + V) / R, é altamente válida na ciência contemporânea. Quanto maior a virulência, menor o número de células necessárias para induzir uma doença, isto é, o número mínimo de células bacterianas necessário para causar doença, é inversamente proporcional a virulência.
Sabe- se que a infecção bacteriana é constituída por uma população mista de 10 a 20 espécies com virulência variável. O objetivo do tratamento endodôntico é reduzir a população bacteriana a níveis que não são detectados pelas técnicas de cultura, provavelmente em número abaixo de <>Rodrigo Rodrigues Amaral cuja palestra teve uma repercussão muito favorável por parte da audiência do VII Encontro de Endodontia de Guarulhos coordenado pelos professores: Dr. Luciano Scarparo, Dr. Roberto Miguita, Dr. Kenner Bruno Miguita e Dr. Rodrigo Sanches Cunha, da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas Regional de Guarulhos.