sexta-feira, maio 25, 2007

TRATAMENTO DE ABSCESSO AGUDO EM SESSÃO ÚNICA

Olá Professor Ruy Hizatugu:
Sou Emanuella Torres Magalhães, da Faculdade de Odontologia da PUC - MG e estou pretendendo realizar minha monografia para conclusão de curso, sobre o tratamento endodôntico em sessão única em dentes com abscesso agudo. Tenho muitas dúvidas a respeito. Posso realizar a drenagem e realizar a obturação dos canais radiculares na mesma sessão? Estou com dificuldades também em conseguir materiais científicos. Se o senhor puder me ajudar agradeceria muito. Atenciosamente e grata, Emanuella Torres Magalhães

Prezada colega Dra. Emmanuella Torres Magalhães:

Poder, pode. Mas não deve. Acho melhor, primeiro adquirir maior experiência no tratamento endodôntico em dentes com polpa viva, depois em dentes com polpa morta, além de retratamentos endodônticos. Posteriormente você estará qualificada para executar sessão única, inclusive em casos de abscesso agudo. O tratamento em sessão única não é um objetivo. O tratamento em sessão única é consequência. Consequência de um conhecimento técnico científico diferenciado, vivência clínica e habilidade profissional. Para alunos de graduação, iniciantes e profissionais com conhecimento teórico e pouca prática de consultório, é recomendável executar tratamento com medicação intracanal em duas ou mais sessões. Nestes casos recomenda-se medicação com Hidróxido de Cálcio puro com água destilada ou associado ao Paramonoclofenol Cânforado ( Calen ou HPG ). O número de sessões pouco importa. O importante é servir o paciente com precisão e excelência. Quanto ao material que você está procurando, use a internet, nosso livro, nossos websites :
www.endosessaounica.com.br; www.ruyhizatugu.blogspot.com.
Abraços com estima e amizade. Ruy Hizatugu e Equipe.