sexta-feira, outubro 13, 2006

PROF. HENRIQUE BASSI DISSE

"Estive em Piracicaba na Unicamp e um aluno de doutoramento fez as seguintes observações:
1. O doutorando disse que faz Schilder sistematicamente;
2. Afirmou que Schilder só é importante em caso de necrose;
3. A técnica não é recomendada para casos de polpa viva.
Gostaria que o Blog levantasse a questão para uma ampla discussão e esclarecimento."

Caro Henrique....eu achei uma excelente idéia abrir uma discussão sobre a técnica de Schilder. Para tanto eu peço a sua ajuda... O doutorando de Piracicaba se referiu à técnica de Schilder em relação à obturação pela técnica da guta percha termoplastificada( onda contínua de condensação ) associada ao fechamento das portas de saida do sistema de canais radiculares? (surplus-puff-botão) Ele não se referiu aos princípios mecânicos de Schilder, não é mesmo ? Em agosto de 2000, eu estive em Uberlandia onde participei de um debate internacional com o Prof. K. Langland da Univ. of Cannecticut, Prof. Eliseu Pascon de Montreal- Canadá, Prof. Domenico Ricucci de Contrero- Itália e Prof. Edson Miyasaki do Brasil. Foi uma jornada internacional de endodontia patrocinada pela ABO e UNIT- Centro Universitário do Triângulo, inclusive com a participação do Prof. Mario Leonardo que proferiu uma brilhante aula- Endodontia do Novo Milênio, onde ele afirmou " a evolução técnica não justifica o abandono dos princípios biológicos, praticado pelos tecnicistas que defendem com veemência o tratamento em sessão única". Após a aula, infelizmente, o conferencista não pode participar do debate programado, por motivo de viagem. Durante o seminário, eu fui informado de um estudo desenvolvido por Langland e colaboradores onde se concluiu que não havia necessidade de se obturar as ramificações , incluindo canais laterais, mesmo naqueles associados a lesões marginais- Ricucci & Langland. 1988. International Endodontic Journal. Na mesa foi discutido também o nível apical da obturação. Foi colocado que a obturação ideal é aquela que fica confinada na constrição apical, sem necessidade de obturação das ramificações e deltas apicais. Eu fiquei muito surpreendido com as colocações, muito diferentes das nossas, mas eu tive que me curvar diante das evidências apresentadas. O assunto da obturação 3D com guta percha quente preconizada por Schilder em 1974, inclusive com "surplus" foi inserido em algumas postagens anteriores deste blog, todavia a discussão será muito útil e esclarecedora. Nunca é demais lembrar que deveremos sempre "celebrar as diferenças".
Abraços do Ruy Hizatugu.

Para fazer um comentário:

1. clique no "comments"
2. escreva o comentário
3. escolha uma identidade-clique "outro"
4.coloque seu nome
5. clique no: Publicar seu Comentário.