quarta-feira, outubro 29, 2014

Especialização em Endodontia - Equipe EndoSessãoÚnica

*CLIQUE NA IMAGEM PARA SUA AMPLIAÇÃO


quinta-feira, outubro 23, 2014

Ponto de vista I

A endodontia é um fascinante e confuso campo da odontologia. Endodontia e Periodontia são as áreas mais importantes de toda a odontologia. Toda atividade relacionada a odontologia está sempre associada a estas duas especialidades - alicerces/pilares da odontologia. Paradigmas são quebrados e conceitos mudados enquanto instrumentos são lançados mensalmente no mercado. Isto tem ocorrido de forma muito rápida. São inúmeras informações obtidas via internet. Informação não é conhecimento. Conhecimento e informação não são sinais de sabedoria.
Aprendemos durante muitos anos que poderíamos irrigar os canais com qualquer irrigante e hoje pesquisas confirmam, embora sabemos que a solução irrigadora deve preencher diversos requisitos que possibilitem a limpeza e desinfecção dos canais radiculares. O mesmo acontece com cinemáticas aplicadas as limas. Vimos que em alguns casos, o movimento "contra o relógio" é o mais indicado. Movimentos chamados reciprocantes. Nós aprendemos que preencher canais laterais era desnecessário ou importante e hoje vemos que a maioria das técnicas tem por objetivo o preenchimento de canais laterias e ramificações. Ensinamos que tratamentos em sessão única para polpas necróticas não deveriam ser feitos sob pena de uma exacerbação de sintomas (flare-ups) e vemos hoje pouquíssimos casos de exacerbação e muitos casos de sucesso.
Com tantas mudanças ocorrendo, tantos instrumentos e equipamentos sendo introduzidos, fica difícil determinar o que veio pra ficar ou qual técnica ou filosofia devemos seguir. Acredita-se que conceitos são mais importantes do que ferramentas e técnicas.

VAMOS NOS ENCONTRAR NO SBENDO 2014

quarta-feira, outubro 22, 2014

Preceptoria 07/10/14


*CLIQUE NA IMAGEM PARA SUA AMPLIAÇÃO

Demonstração ao vivo: Lima Única - Cone Único - Sessão Única em 07/10/2014




 Prof. Eduardo Kado

 Protocolo Técnico: Acesso - Limpeza modelagem - Lima R25 - irrigação Hipoclorito de Sódio 5.25% - Secagem cone R25 - Obturação 3D - Cone R25 e Cimento Pulp Canal Sealer EWT - Condensação vertical termo - McSpadden - Compressão Hidráulica - Limpeza - Blindagem com resina composta. MO 20x