domingo, julho 30, 2006

LPS - ENDOTOXINA.

Benjamin Schein e o saudoso Herbert Schilder, ambos da School of Graduate Dentistry, Boston University, apresentaram os resultados de nova pesquisa sobre endotoxina em canais radiculares de dentes humanos no Journal of Endodontics de abril de 2006. Usando 40 canais de dentes envolvidos endodonticamente os autores chegaram a duas conclusões muito significativas em termos de confirmação de achados anteriores revelados por outros inúmeros autores: 1. Dentes sintomáticos apresentam mais endotoxina do que dentes assintomáticos.
2. Dentes despolpados contém maior concentração de endotoxina do que dentes com polpa vital.
Nota: deixe seu comentário clicando em "comments" lembrando sempre que a ciência cresce ao "celebrar as diferenças". Muitíssimo obrigado!

sábado, julho 29, 2006

ANESTESIA LOCAL

Os anestésicos são mais eficientes quando o pH tissular encontra-se próximo de 7,4. Nas inflamações agudas o pH é reduzido, produzindo uma anestesia menos eficaz. Os anestésicos mais utilizados são: Articaina, Lidocaina e Bupivacaina. Os vasos constritores são utilizados para diminuir o fluxo sanguíneo no local da anestesia com dois objetivos: obter hemostasia (tratamentos endodônticos cirúrgicos) e aumentar o tempo de anestesia. O vaso constritor mais usado é a epinefrina com concentrações variaveis de 1:50.000 a 1:200.000. Quanto maior a concentração, maior o efeito hemostático, maior o tempo de anestesia e maior a frequência cardíaca. Para reduzir os efeitos cardiovasculares durante a injeção da solução anestésica com epinefrina, recomenda-se aspirar para prevenir a penetração intravascular, injetar lentamente metade da dose da solução de 1:100.000 de epinefrina e depois de 3-5 minutos usar epinefrina de 1:50.000.Para uma anestesia eficiente recomenda-se Articaina 4% com epinefrina 1:100.000 e Lidocaina 2% com epinefrina 1:100.000 para casos de tratamentos não cirúrgicos e cirúrgicos.
Nota: deixe seu comentário clicando em "comments" lembrando sempre que a ciência cresce ao "celebrar as diferenças". Muitíssimo obrigado!

sábado, julho 22, 2006

HIDRÓXIDO DE CÁLCIO

Hidróxido de cálcio ( Ca(OH)2 ) é uma substância fortemente alcalina (pH 12,5) que em solução aquosa se dissocia em ions cálcio e hidroxila, a última possui comprovada ação antimicrobiana
(Bystrom et al.1985). Em virtude de sua baixa solubilidade, o seu potencial antimicrobiano é limitado apenas para microrganismos localizados na vizinhança do medicamento, isto é, age por contato em tempo limitado. Não atua nas células bacterianas localizadas em sítios inacessíveis, incluindo interior de túbulos dentinários (Orstavik et al. 1990; Siqueira Jr. e Lopes. 1999) . Em dentes com lesões periapicais reveladas por radiotransparências, muitos profissionais utilizam curativo de demora com hidróxido de cálcio por periodos longos, com sucessivas trocas do medicamento (8 a 12 mêses) , concluindo o tratamento com obturação com cimento e guta percha somente após indícios de reparação clínica radiográfica. Portanto um tempo maior de observação é sugerido para a observação do progresso da cicatrização dos tecidos periapicais (Bergenholtz. 2003) Uma suspenção aquosa de hidróxido de cálcio gera um pH com grande potencial tóxico, eliminando bactérias e células hospedeiras pala desnaturação de proteinas da membrana celular e degradação do DNA (Siqueira Jr. e Lopes. 1999). Foi demonstrado que o hidróxido de cálcio é efetivo apenas a um espectro limitado da microbiota do canal. Por exemplo, tanto os enterococos quanto os fungos suportam um ambiente alcalino e são capazes de sobreviver nos canais medicados (Sirén et al.1997 ; Waltimo et al.1997) Na verdade existe controvérsias sobre o uso deste medicamento. Alguns estudos clínicos revelaram ausência de bactérias cultiváveis após uma semana de aplicação intracanal (Bystrom et al.1985 ; Shuping et al.2000), outros demonstraram o contrário (Orstavik et al.1991 ; Peters e Wesselink.2001).
As diferenças podem ser creditadas ao tipo de dente usado nos estudos, qualidade do preparo químico mecânico, técnicas de coleta e transporte e, a remoção do medicamento do canal antes da coleta . Nota: deixe seu comentário clicando em "comments" lembrando sempre que a ciência cresce ao "celebrar as diferenças". Muitíssimo obrigado!

sábado, julho 15, 2006

SELAMENTO CORONÁRIO

Nos últimos anos, tem-se dado muita ênfase ao selamento coronário em relação ao sucesso da terapêutica endodôntica. Muitos trabalhos enfatizaram que após periodos curtos de tempo pode ocorrer infiltração coronária a qual, muitas vêzes, é capaz de atingir a região apical da obturação, podendo, assim, induzir ou perpetuar uma lesão periapical. Parece ser unanimidade dentro da literatura endodôntica a necessidade de um selamento coronário provisório efetivo ou a realização de "selamento permanente" o mais breve quanto possível. Em vista dessas necessidades, recomenda-se a colocação de selamento permanente logo após o término do tratamento endodôntico. Os materiais para tais procedimentos são variados, porém, as resinas compostas têm sido amplamente utilizadas com bons resultados. Em casos de grande destruição coronária onde existe a necessidade de colocação de pino intracanal, parece não existir um consenso literário quanto ao tipo de pino de escolha. Todavia, pesquisas têm demonstrado resultados promissores com relação à utilização de pinos pré-fabricados de fibra de vidro ou similares, uma vez que estes apresentam módulo de elasticidade semelhante à dentina, reduzindo, desta forma, o estresse do pino sobre a raiz e consequentemente o risco de fratura. Outra razão que pode ser apontada para a realização do selamento coronário permanente é o fato dele fortalecer o dente, principalmente quando comparado ao selamento temporário. Embora ocorra dificuldades na aceitação por alguns profissionais, acredita-se que é muito saudável uma reflexão imparcial sobre as evidências científicas.
Neste aspecto, a resina composta merece destaque.
Nota: deixe seu comentário clicando em "comments" lembrando sempre que a ciência cresce ao "celebrar as diferenças". Muitíssimo obrigado!

quinta-feira, julho 06, 2006

INSTRUMENTAÇÃO ROTATÓRIA

Durante o 5º Congresso Easy Endo System realizado nos dias 6 e 7 de julho de 2006 em Belo Horizonte foi apresentado pelo Prof. Henrique Bassi com a colaboração do Prof. John Mc Spadden o novo sistema Easy SI desenvolvido especialmente para controlar a "vida útil" das limas mecânicas rotatórias NiTi. O sistema através do "índice de fadiga", indica a porcentagem de vida útil da lima, permitindo a substituição dos instrumentos de forma adequada. É um fato inédito no aprimoramento da técnica.Os dados obtidos durante a instrumentação dos canais, são armazenados dinamicamente no sistema, e atualizados a cada reutilização das limas. O novo sistema proposto pode prolongar a vida útil de sua lima endodôntica, diminuindo drasticamente o custo de material. Este sistema faz também, a análise de desgaste individual das limas, permitindo a troca unitária do instrumento comprometido. O objetivo é a busca pela excelência com economia e segurança.
Faça seu comentário clicando em comments que será muito importante para todos os usuários.